quarta-feira, 8 de maio de 2013

Feira

A Feira Nova
 
 
A Feira Nova realiza-se no Mosteiro, Penaverde.
Apesar de não se conseguir datar a sua instituição, parece não ir muito além da primeira metade do séc. XIX.
 
 
 A mais antiga referência que se lhe conhece encontra-se nos livros do tribunal de Penaverde, num auto de denúncia efetuado em maio de 1841, e no qual se alude ao "...dia da feira nova do mês de março".
 
 
Sabe-se também que foi o fidalgo D. José Lemos e Nápoles Manuel que doou o terreno para a feira do Mártire S. Sebastião, ou seja feira dos vinte.
 
 
Até 1941 a Feira Nova era apenas mensal e realizava-se na primeira Quarta-Feira de cada mês. Daquele ano em diante, passou a realizar-se duas vezes por mês, no dia indicado e quinze dias depois. 
 
 
Desde 1983, faz-se também, por proposta da Junta de Freguesia de Penaverde e apoiada pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira, a Feira do Queijo.
 


Inaugurado na Feira do Queijo de 2000 existe agora um mercado fechado.
Para além de degustar e comprar o nosso afamado Queijo da Serra, também poderá provar outros produtos da região.



A arte de bem receber 
Em tempos que já lá vão os jericos ficavam todos presos às paredes que ladeavam o recinto pelo norte e pelo leste; e de tal modo alinhados e numerosos que a moldura dava nas vista.
Pela primeira vez que um forasteiro cá vinha e passeava com outros, acompanhados todos de alguém que já conheciam, cá da terra. A primeira pergunta, ao indígena, para lhe ser agradável:
- Então, senhor fulano, que lhe parece cá a nossa feira.
- Oh! Olhe, há cá muito burro.
- Olhe, são todos de fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário