História

O NOME

     O nome PENAVERDE é composto de dois étimos, o primeiro dos quais "PENN" é de origem céltica e significa "pedra", "penedo,"penhasco" e "monte fortificado". "Penn", degenerou em "pennia" do latim bárbaro, donde nos veio "pena" que, segundo o autor do Elucidário significa "cabeço", "outeiro", "monte ou rochedo" em que antigamente se construíam os castelos, praças ou defensões.


     O segundo étimo, o adjetivo "VERDE" seria o qualificativo da fisionomia e colorido regional a distingui-lo de outros. Penafiel, Penamacor, Penaguião, Penafirme, Penalva, Penamaior, Penedono, etc. Mais cientistas e evoluídos que os íncolas anteriores, os Romanos terão feito estas divisões e classificações, para distinguir, qualificar e localizar as diferentes "Penas".


      Como deve escrever-se

     Penaverde! É evidente que este nome é composto de um substantivo e de um adjetivo: Penaverde. Na escrita, conforme a opinião de cada qual, aparecem justapostos ou separados. Camilo Castelo, em seu romance "O Bem e o Mal"(1863), a propósito da passagem por aqui, onde pernoitaram, os dois heróis que se dirigiam de Pinhel para Coimbra, escreve "Penaverde", tudo pegado, correspondendo certamente a grafia do romance ao original do autor. E nas Inquirições de D. Afonso III (1258), se é fiel a transcrição da revista "Beira Alta", ano XV num.s II e III, pág. 148, escreve-se Penna-Verde; e no Foral dado por D. Sancho II (1240) "Pena Verde".
     Citação das Inquirições de D. Afonso III "De Penna Verde. F. Domicini juratus et interrogatus, dixit quod Penna Verde est toto foraria Regis de jugata et Fornos et Dornelas et Casalia de Moreyras et Monasterium et Finis Moreira et Queiriz que sunt aldeole de Penna Verde."

 In, Penaverde-Sua Vila e Termo, Pe. Luís Ferreira de Lemos

 

     Que te parece? Penaverde ou Pena Verde?